quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um Cadiquim de Cultura - A Queda do Muro de Berlim

No último fim de semana fomos de schongas para Berlim (14 euros per capita para ida e volta).

Fizemos um Free Tour pela cidade, sistema que funciona a base de gorjetas. Uma mulher, finlandesa ou neozelandesa, nos guiou por diversos pontos históricos da cidade e nos explicou muito da história.

Quero comentar aqui um fato muito curioso que nenhum de nós sabia e que não deve ser comentado na maioria das escolas brasileiras: A queda do muro de Berlim, pelo menos da maneira como aconteceu, foi um acidente.

Em 1989, Berlim já estava na eminência de diminuir as restrições de passagem do leste para o oeste.
No dia 9 de novembro, no entanto, Günter Schabowski, influente funcionário da DDR (alemanha oriental) participou de uma conferência de imprensa pra lá de polêmica. O governo oriental elaborou um enorme documento, com diveras diretrizes novas para cruzar o muro, e o objetivo da conferência era dar explicações sobre elas.

Acontece que Schabowski não tinha tido acesso ao documento antes do encontro, e estava completamente perdido. Frente às perguntas dos jornalistas, ele procurava de forma embaraçosa por dados no documento e respondia com o que achava, sem nenhum aprofundamento.

Pelo que a guia explicou, quando perguntado sobre a permissão de viagem para o oeste, o funcionário da DDR folheou o documento e encontrou uma citação que dizia algo do tipo "Será permitido atravessar o muro" e foi isso que ele respondeu. Não se deu conta, no entanto, que esta citação continha diveras considerações, como por exemplo:

A pessoa interessada em ir para o oeste deve ter:
- parentes suficiente no leste, que garanta que ele terá motivos para voltar
- no mínimo 25000 marcos alemães na conta (não tenho muita ideia do quanto isso valeria hoje em dia, mas tenho certeza que não era pouco).
- motivos convincentes para tal
- etc...

Ou seja, era apenas um pontapé inicial para as viagens, que ainda seriam muito difíceis de serem concretizadas.


Com a resposta de Schabowski, os jornalistas ficaram eufóricos e perguntaram "A partir de quando?".

Novamente ele ficou aflito e procurou por alguma data, mas não encontrava de forma alguma! Até que, a ponto de desistir ele fechou o documento e encontrou uma data na primeira página, exatamente 9 de novembro de 1989. Respondeu então algo do tipo: "Bom, de acordo com meu conhecimento, é de imediato..." (vide vídeo no final)

Começa um alvoroço na sala, os jornalistas começam a ligar para suas centrais e notícias começam a ser publicadas dizendo que a travessia do muro está liberada!

No mesmo dia multidões se aglomeraram no muro pedindo passagem. Os guardas, que não sabiam de nada, ficaram desorientados e, diante tamanha confusão, acabaram cedendo! Dizem as más línguas que algumas pessoas carregavam martelos e já começaram a vandalizar o muro...

Foi um fim de semana de muita festa, pessoas trafegando livremente no maior stick breakation. Na segunda-feira, no entanto, os comedores de criancinhas voltaram para sua região, pois tinham que trabalhar.

Os espertalhões dos governantes pensaram: "Há! Eu sabia que eles voltariam! Eles nos amam! Temos aprovação garantida! Que tal promovermos uma eleição para legitimar nosso governo e tudo ficará supimpa?!"

Foi isso que fizeram e, logicamente, a oposição venceu a eleição e a queda do muro, juntamente com a reunificação de 1990, aconteceu de maneira mais rápida do que se esperava!


Interessante, não?! Não tenho certeza se todas as informações estão corretas, mas a conferência aconteceu de fato, e a fala dele sobre o "de imediato" é até bem famosa por estas bandas, conhecida como "ab sofort". A cena dele respondendo a pergunta de quando tem até na rede:





Genau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário